x

Cidades Históricas, Estrada Real e Inhotim

Roteiro - Cidades Históricas, Estrada Real e Inhotim - Dia 21/07/2018

1º Dia – 21/07/2018 – Sáb. – POA/RS / BELO HORIZONTE/MG (Aéreo - voo direto) // BELO HORIZONTE / CONGONHAS / SÃO JOÃO DEL REI (Rodo 220 km):Apresentação às 06:30h no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre, para viagem aérea GOL a Belo Horizonte/MG. Chegada em torno das 10:40h, recepção e trasladorodoviário a São João Del Rei, no trajeto visitaremos CONGONHAS, onde temos o Conjunto dos Passos e Profetas esculpidos por um dos gênios do barroco mineiro –Aleijadinho. Congonhas reúne o maior conjunto artístico criado por Aleijadinho. A maior parte do acervo da cidade foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade eo município recebeu o título de monumento mundial. Entre o acervo tombado, encontra-se o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, que abriga altaresentalhados por grandes nomes da época e relicários feitos por Aleijadinho. Ali se encontra a imagem do Senhor Morto, à frente do altar-mor, motivo da maiorperegrinação religiosa de Minas Gerais. No adro da Basílica Senhor Bom Jesus de Matozinhos estão os doze profetas de Aleijadinho, esculpidas em pedra sabão. Naladeira, em frente ao adro, ficam dispostas seis capelas onde estão 66 figuras que representam os passos da Paixão de Cristo: Ceia, Horto, Prisão, Flagelação -Coroação de Espinhos, Cruz às Costas e Crucificação. Almoço incluído (sem bebidas) em restaurante conveniado, provavelmente em Congonhas. Continuação daviagem a SÃO JOÃO DEL REI com chegada prevista às 17h aprox. Acomodação no hotel e restante do tempo livre para descansar ou começar a explorar o centrohistórico e suas construções barrocas. Hospedagem. Jantar incluído no hotel (sem bebidas).

2° Dia – 22/07/18 – Dom. – SÃO JOÃO DEL REI / TIRADENTES / SÃO JOÃO DEL REI: Café da manhã no hotel. Saída para visitar Tiradentes com transporte e guialocal, para tour a pé (devido a que nos lugares a ser visitados não entram veículos grandes) visitando a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu Casa Padre Toledo e oChafariz de São José. Almoço incluído (sem bebidas) em restaurante conveniado. Retorno rodoviário a São João Del Rei em torno das 13:30h ou volta detrem Maria Fumaça (não incluído) de Tiradentes a São João Del Rei - Trem das 14h (R$ 40,00 aprox.). Livre para descansar em São João Del Rei até as 16:30h. Apartir das 16:45h tour a pé por São João Del Rei - para visitar a Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a de São Francisco de Assis, cujo crucifixo do altarpossui dois rubis como gotas de sangue, com destaque para a Igreja de São Francisco de Assis e o centro histórico. Tempo livre e Hospedagem. Jantar incluído nohotel (sem bebidas).

3° Dia – 23/07/18 – Seg. – SÃO JOÃO DEL REI / MARIANA / OURO PRETO (152 km): Café da manhã no hotel. Saída de hotel com as bagagens, através detransporte especialmente contratado (ônibus da excursão) e guia local para viagem a Mariana e Ouro Preto. Na chegada a Mariana tour a pé pela mais antiga cidade deMinas Gerais, a bucólica Mariana preserva a arquitetura colonial que desde o século 18 enfeita o cenário histórico. Em suas praças estão guardadas uma infinidade derelíquias barrocas. Entre elas, a Catedral Basílica da Sé, concluída em 1760 e uma das mais ricas do Brasil, com lustres de cristal da Boêmia, altares suntuosos e umórgão alemão com mais de mil tubos. Testemunha do Ciclo do Ouro, Mariana abriga ainda a mina da Passagem, uma das maiores do mundo abertas à visitação(ingresso não incluído). O tour - uma verdadeira aventura - é feito em um trole aberto que percorre 300 metros de trilhos, descortinando túneis, salões e lagos de águascristalinas. Chegada em torno das 17h para 2 noites de hospedagem com café da manhã. Jantar incluído no hotel (sem bebidas).

4° Dia – 24/07/18 – Ter. - OURO PRETO / CITY TOUR // OURO PRETO: Café da manhã no hotel. Saída de hotel com transporte local contratado (MICROONIBUS ouVAN) e guia local para passeios pela cidade de Ouro Preto - antiga capital de Minas Gerais é um dos mais importantes núcleos de mineração de ouro do século XVII.Reconhecida e declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Ouro Preto representa a síntese da arte colonial, não apenas pelaexpressão de sua história, mas pelo acervo cultural que preservou. Maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil, Ouro Preto é uma joia rara encravadaentre as montanhas de Minas Gerais. No auge do ciclo do ouro, foi construída por artistas e escravos, que dos modelos europeus criaram um estilo nacional. A maioremoção vem do cenário onde a cidade está pousada sobre morros coroados por igrejas. O casario se derrama à volta e cadencia o vaivém das ladeiras. Possuibelíssimas igrejas: São Francisco de Assis e a Igreja do Pilar, famosa pela riqueza da talha dourada, com destaques para a Casa dos Contos, o Museu do Aleijadinho eo Museu da Inconfidência. Restante do tempo livre. Hospedagem. Jantar incluído no hotel (sem bebidas).

5° DIA – 25/07/18 – Qua. - OURO PRETO / DIAMANTINA (420 km): Café da manhã no hotel. Saída com as bagagens para Diamantina através de transporteespecialmente contratado – Microônibus da excursão e com guia acompanhante local. No trajeto, passaremos pelos arredores da cidade de Itabira, Conceição do MatoAdentro, ou pela periferia de Belo Horizonte, 7 Lagoas e Curvelo (dependendo das condições de trafegabilidade das rodovias). Após Almoço incluído (sem bebidas),continuação da viagem a Diamantina com paradas técnicas e para fotos em lugares interessantes. Chegada, acomodação no hotel e restante do tempo livre.

6° DIA – 26/07/18 – Qui. – DIAMANTINA: Café da manhã no hotel. Saída com guia local e transporte especialmente contratado (parte do tour será realizado a pé)para um tour pelos principais pontos turísticos da cidade dedicada para conhecer a cidade, acompanhado de guia local. Com quase três séculos de fundação, passandode povoado a arraial até chegar ao município, Diamantina é uma cidade rica em história e tradições. Possui um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico epreservado. Completamente no estilo barroco, suas casas coloniais e suas igrejas guardam segredos sobre grandes tesouros escondidos pelos escravos. As igrejas(São Francisco, Amparo, Rosário, das Mercês) com seu interior folheado em ouro com obras do mestre Aleijadinho e mestre Athaíde, mostram a opulência de umaépoca em que a cultura portuguesa predominava. Por suas ladeiras desfilaram grandes mitos, como: Chica da Silva, Juscelino Kubitschek, Pe. Rolim (grande vulto daInconfidência Mineira) e outros. Hospedagem com café da manhã.

7º DIA – 27/07/18 – Sex. - DIAMANTINA / GRUTA DE MAQUINE / BELO HORIZONTE (295 km): Café da manhã no hotel. Saída com bagagens para Belo Horizonteatravés de transporte especialmente contratado e com guia local. No trajeto visita à Gruta de Maquine que é considerada a mais bela gruta do mundo para o gênerotrês estrelas. Conhecida e visitada turisticamente desde o início do século e encantando visitantes de todas as idades, Maquiné é o berço da paleontologia brasileira,tendo sido descoberta em 1825 e explorada em 1834 pelo dinamarquês Dr. Peter Lund. A gruta tem 650 metros de extensão e cada um de seus sete salões apresentauma surpresa, quer seja pelo tamanho, pelas cores ou pelas formas espantosas. Em todo o seu interior observa-se grande formação de estalactites e estalagmites,além de resquícios de pinturas rupestres e por último a Casa Museu de Guimarães Rosa. Almoço incluído (sem bebidas). Chegada a Belo Horizonte ao final da tardepara 2 noites de hospedagem com café da manhã. Jantar incluído no Hotel (Sem Bebidas)

8º DIA – 28/07/18 – Sáb. - BELO HORIZONTE / INHOTIM / BELO HORIZONTE (140 km ida e volta): Café da manhã no hotel. Saída do hotel com transporteespecialmente contratado e guia local para um tour de dia inteiro (07h às 18h) destinado à visita ao Museu de Inhotim - um lugar em constante transformação, onde aarte convive em relação única com a natureza. Caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias epermanentes. Ocupa uma área de 97 hectares de jardins botânicos de rara beleza com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico derelevância internacional. O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx e um terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. Por tudoisso é considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Retorno às 18h. Restante do tempo livre. Jantar incluído no Hotel (Sem Bebidas).

9º DIA – 29/07/18 – Dom. - BELO HORIZONTE / CITY TOUR / AEROPORTO DE CONFINS / RIO DE JANEIRO / PORTO ALEGRE (Aéreo): Café da manhã nohotel. Saída para um city tour em Belo Horizonte com visita aos principais pontos turísticos da capital mineira, como a região da Pampulha, com suas modernas obras,projetadas por Niemeyer: A Igrejinha de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte; Estádio de futebol Mineirão; Praça da Liberdade, com o Palácio doGoverno e em seu entorno obras como a Rainha da Sucata; O elegante Bairro das Mangabeiras, que se destacam por suas grandes mansões ecléticas; Praça do Papacom a intrigante Rua do Amendoim e o Mirante com uma belíssima vista da cidade e da Serra do Curral. Obs.: O City Tour poderá ser realizado a tarde para visitarem afeira Hippie de Belo Horizonte pela manhã. Às 17:30h traslado para o Aeroporto de Confins e embarque de retorno a Porto Alegre, conforme quadro de voos. Fim dosnossos serviços.